Este texto é informativo e super interessante porque traz dicas práticas sobre como lavar a roupa de cama de modo que elas se mantenham novas por mais tempo.
Isso é possível e verdadeiro, principalmente quando consideramos que as fibras se mantêm duráveis quando a higienização é correta. Além disso, tem coisa que pouca gente sabe!
Continue lendo e tenha acesso as principais informações sobre lavagens de roupas!
Pode lavar roupa de cama na máquina de lavar?
Antes, uma curiosidade que todo mundo tem: será que pode colocar qualquer roupa de cama na máquina de lavar? Afinal, isso facilitaria a vida, não é mesmo?
Sim, você pode fazer essa lavagem na máquina sem medo.
No entanto, vale a pena atentar-se a alguns cuidados, por exemplo, o modo de lavar. Já pensou qual é o ciclo correto pensando nesse tipo de roupa? Veja as indicações comuns:
- Ciclo delicado: roupas de cama de bebês e peças escuras;
- Ciclo rápido: peças levemente sujas e quando há pressa de finalizar o processo;
- Ciclo leve: serve na maioria dos tecidos (algodão e poliéster, por exemplo);
- Ciclo normal: indicado em casos que existem sujeiras difíceis;
- Ciclo pesado: peças grossas (mantas, edredons, etc).
Mas, antes de colocar tudo na máquina para bater, continue lendo porque vamos falar sobre estratégias fundamentais na higienização correta do enxoval de casa.
Antes disso, uma curiosidade: e os tapetes, será que também pode lavar na máquina? A resposta você poderá ler mais tarde: passo a passo para lavar os tapetes corretamente.
Qual a frequência ideal para lavar roupas de cama?
Complementando o tópico anterior, considere que a frequência de lavagem das roupas varia conforme a quantidade de pessoas na cama e o uso. Ainda assim, no geral:
- Lençóis e fronhas: a cada 15 semanas;
- Capas de edredons e protetores de colchões: a cada 30 dias;
- Edredons e cobertores: a cada 90 dias.
E os travesseiros? Os passos para lavar travesseiros são bem parecidos com que você lerá a seguir, no entanto, saiba que o tempo é um pouco maior, sendo a cada 6 meses!
Seguir esses períodos é ideal, de modo a garantir a higiene e o bem-estar das pessoas. Além de ser uma maneira de eliminar os ácaros.
Como lavar a roupa de cama do jeito certo?
De fato, tem vários jeitos certos para lavar roupas de cama! O problema é que poucas pessoas se atentam aos detalhes que fazem a diferença nesse processo.
Mas, quando descobrem essas dicas, o jogo muda! Afinal, isso permite que as peças do enxoval durem muito mais tempo e mantenham-se com suas qualidades originais.
Ficou curioso, não é? Então, pegue essas dicas e comece a praticá-las agora mesmo!
1 - Siga as instruções da etiqueta
Esse é o passo número 1, super importante! É sempre fundamental seguir as orientações da etiqueta porque cada produto tem as próprias características.
Nelas haverá dicas sobre:
- A temperatura ideal da água;
- O tipo de ciclo de lavagem;
- A possibilidade de secar na máquina.
Sendo assim, siga esse tipo de “manual de instruções” antes de usar e iniciar os cuidados com a sua roupa de cama, seja lençóis, fronhas, colchas, edredom, cobre-leito, etc.
2 - Faça uma pré-lavagem
A pré-lavagem é o passo 2 e vai ser fundamental quando houver manchas nas peças. Então, deve-se utilizar produtos específicos em cada tipo de sujeira.
Por exemplo, quando esses “imprevistos” estiverem difíceis de serem retirados com um pano seco ou úmido, uma saída é deixar de molho em água fria com detergente neutro.
Inclusive, essa ideia de manter as roupas macias é uma das melhores dicas para dormir melhor, sabia? Por isso, vale a pena cuidar desses itens com atenção.
3 - Separe por cores
Seguindo esse passo a passo, agora é a hora da separação por cores. Sim, exatamente como você ouviu falar da avó, mãe, vizinha… Essa ação realmente funciona, viu.
Ao colocar junto as roupas brancas e as peças coloridas, a chance de manchar (as brancas e claras) é muito grande. Já as outras (escuras) podem desbotar facilmente.
Agora, independente da cor ou tonalidade, tem uma dica de ouro aqui: sempre que a peça for nova, lave-a separadamente - porque podem soltar tinta devido ao processo fabril.
4 - Use os produtos recomendados
Se você leu o texto até aqui, sabe que seguir a etiqueta é fundamental. Mas, vale a pena chamar a atenção neste ponto, sobre o uso de produtos recomendados em roupas.
A maioria das pessoas logo pensa em amaciantes e sabão em pó, não é verdade?
No entanto, deve-se ter cuidado com eles porque o excesso deixa resíduos que estragam esses itens de quarto e causam irritação na pele.
Fora isso, sabia que especialistas dizem que o uso de detergente neutro no lugar do sabão em pó e vinagre branco no lugar do amaciante são decisões mais assertivas?
Recentemente, foi publicado um artigo falando sobre os produtos que danificam as roupas durante a lavagem: água quente, amaciantes e alvejantes à base de cloro. Leia aqui.
5 - Atente-se aos detalhes
Por último, fique de olho nos detalhes de cada peça do enxoval. Existem tecidos, materiais e outras características que exigem um cuidado especial. Veja algumas situações:
- Use o modo delicado em roupas com bordados ou rendas;
- Seque o enxoval de cama em locais sombreados, ventilados e arejados;
- Evite deixar as peças úmidas por muito tempo, evitando mofo e bolor;
- Não sobrecarregue a máquina para que as roupas se movimentem livremente.
E aí, você sabia de todas essas dicas? Agora, tem mais uma que fará todo sentido na sua próxima compra de roupa de cama, leia o próximo tópico e descubra!
Onde encontrar as melhores roupas de cama?
Na internet existe uma grande oportunidade de fazer pesquisas sobre os tipos de roupas de cama e outras questões: preço, qualidade, tecido, tamanho e assim por diante.
E o Feirão de Toalhas é uma referência nesse assunto. A empresa existe há 30 anos e disponibiliza um grande catálogo de marcas na loja virtual.
Os usuários podem buscar por temas (cama, mesa, banho, etc) e usar filtros (gramatura, cores, estampas, tecidos, etc). A plataforma é intuitiva e o processo de compra, seguro!
No tema de roupas de cama, você encontra produtos para cama de casal, king, queen, solteiro e muito mais. Visite o Feirão de Toalhas e descubra as possibilidades!