Ter um quarto aconchegante é muito importante na garantia de uma boa noite de sono. Mas, não somente isso, também na busca por tranquilidade, conforto e lugar seguro.
É aquele ambiente em que as pessoas se sentem acolhidas, seja para pensar na melhor solução de um problema ou no descanso após um dia intenso de trabalho.
A boa notícia deste conteúdo vem da possibilidade de criar um quarto aconchegante sem precisar de reformas. A partir de pequenas mudanças estratégicas, você muda o jogo!
1 - Escolha uma paleta de cores
As cores suaves, geralmente, são as mais escolhidas por serem relaxantes e irem ao encontro do objetivo número um do quarto: a hora de dormir. Então, pense nas opções:
- Branco;
- Bege;
- Cinza.
Ou inclua alternativas modernas da psicologia das cores, que variam entre os tons pastéis, tais quais: rosa, amarelo, laranja, verde, azul e violeta.
Elas transmitem emoções e são chamadas de cores puras porque não há mistura com tonalidades mais escuras, como o preto.
Uma segunda vantagem de pensar na paleta de cores que muita gente não sabe, mas realmente funciona é que os tons claros ampliam o espaço, tornando-o convidativo.
2 - Aposte nos móveis certos
Existe a possibilidade de ser aconchegante e funcional, sendo que os móveis devem ser planejados dessa forma, afinal, não ocupam áreas sem utilidade.
Então, pergunte-se: quais opções são mais assertivas no seu ambiente? A resposta vai depender de fatores pessoais e do espaço disponível para instalação dele.
Por exemplo, quem usa o quarto para trabalhar vai ter uma ideia diferente de quem pensa em ter um espaço de leitura e também no caso de suítes. No geral, as pessoas optam por:
- Camas;
- Guarda-roupas;
- Cômodas;
- Mesas de cabeceira.
Em quartos maiores, é possível estudar a possibilidade de incluir variações, das penteadeiras clássicas até as modernas mesas de apoio para notebooks.
3 - A iluminação é importante
Outro detalhe que tem um grande peso nessa criação de um quarto aconchegante é a iluminação. Ela tem um poder incrível de mudar a atmosfera dos ambientes, já notou?
Pense assim: quando são suaves e difusas trazem tranquilidade, mas quando intensas e brilhantes, geram agitação. E tem as novas tendências do mercado disponível, como:
- Luminárias de parede;
- Abajures sofisticados;
- Velas aromatizantes.
Aliás, esse conceito da vela é muito atual, sendo recomendado até mesmo por especialistas da saúde que lidam com atividades e tratamentos naturais.
4 - Acerte nas roupas de cama
As roupas de camas também merecem a sua atenção pelo fato de serem funcionais, já que atuam na decoração e organização, ao mesmo tempo que colabora com os sentidos.
Pode não parecer, mas elas são elementos centrais no quarto e fazem diferença no conforto, por exemplo. Então, na próxima compra, considere:
- Lençóis macios;
- Edredons confortáveis;
- Travesseiros personalizados.
É legal pensar nessas possibilidades unindo com o tema e as cores do ambiente, criando uma harmonia suave e representativa aos usuários.
Ah, e existem outras peças do enxoval que podem ser interessantes, dependendo do seu gosto e particularidades, como as mantas e os protetores de colchão.
5 - Não esqueça o tapete
O tapete vai muito bem, com certeza. O principal motivo tem tudo a ver com o assunto principal deste artigo: criar uma harmonia no ambiente.
E não é apenas isto, ele também delimita áreas e traz personalidade, a partir das suas cores, estampas, tecidos e estilos.
Uma boa orientação é estudar o tamanho deles. De modo que:
- Tapetes grandes são ótimos em quartos amplos;
- Tapetes médios podem ficar entre a cama e os móveis;
- Tapetes pequenos ficam ao lado das camas em quartos menores.
Ah, neste último caso, os tapetes pequenos em formatos retangulares também são encontrados com o nome de “passadeira”, excelentes em corredores estreitos.
6 - Mantenha a organização em dia
Se você já disse, ao menos uma vez, que a sua bagunça é organizada, calma lá. É preciso repensar alguns pontos porque um ambiente desorganizado não é nada bom, viu.
O quarto precisa ter cada coisa no seu lugar porque isso permite um tipo de higiene mental, necessária para noites de sono mais tranquilas.
Assim, pense em todos os tópicos deste texto, da escolha das roupas de cama até as cores neutras e o uso de acessórios - essa última dica você acompanha na sequência.
Recentemente, no blog do Feirão de Toalhas foi publicado um texto com dicas sobre arrumação de cama: lençóis, colchas, capa de colchão, complementos e harmonização.
7 - Aposte em acessórios
Atualmente, existem muitos acessórios funcionais e específicos para quartos, como baldes, sacos de brinquedos, porta-objetos, prateleiras, nichos e muito mais.
Eles contribuem demais com a organização do ambiente, com o diferencial de terem estéticas que favorecem essa ideia da harmonia.
Esse conceito não se limita apenas a ter itens organizadores no quarto, está bem? Ele também é uma oportunidade incrível para incluir detalhes com a sua personalidade:
- Fotografias;
- Obras de arte;
- Almofadas decorativas;
- Quadros de imagens referências;
- Objetos de família ou de valor, etc.
Inclusive, não tenha medo de misturar estilos. Está tudo bem se você quiser ser mais radical em um item e menos vibrante em outro. O importante é se sentir confortável!
Os elementos naturais estão em alta e isso faz todo sentido, pensando na sensação de aconchego que traz por remeter a conexão com a natureza.
Sendo assim, estude um pouco sobre plantas e pedras, que são ideias do que inserir no seu quarto, visando um ambiente natural, saudável e enérgico.
O que significa ter um quarto aconchegante?
Um quarto aconchegante não é apenas aquele lugar fofinho ou tranquilo para dormir em paz - apesar desta também ser uma das possibilidades.
A verdade, porém, é que esse ambiente tem muita importância porque passamos boa parte da vida ali, representando intimidade e personalidade, por exemplo.
É onde as pessoas buscam refúgio e, por isso, ele precisa:
- Incentivar o relaxamento;
- Reduzir o estresse;
- Favorecer o bem-estar;
- Promover a intimidade.
Além disso, também tem um papel fundamental no estímulo à criatividade e produtividade, dependendo da situação.
É o caso de quem usa o ambiente de trabalho, estudo ou para praticar atividades artísticas, tais quais, pintura, escrita e música, por exemplo.
Para comprovar isto, vale a pena citar uma matéria que saiu no Estado de Minas no ano passado e diz que a decoração do quarto da criança vai além da estética.
“[...] É importante na maneira como elas [crianças] se desenvolvem e aprendem. Os ambientes lúdicos, coloridos e funcionais fazem a diferença no desenvolvimento infantil”.
O que achou deste conteúdo? Se quiser ler outras matérias referentes à decoração de ambientes, enxoval de casa, acesse o blog Feirão de Toalhas.