• WhatsApp (47) 99156-5151
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 6x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como dormir melhor: 7 dicas para uma boa noite de sono!

Publicado em 06.09.2024 |
Visualizações
17 visualizações

Saber como dormir melhor é fundamental para uma vida mais saudável. Além dos exercícios físicos e alimentação, essa é outra atividade fundamental ao organismo.

Só que nem sempre é fácil conseguir a resposta… Então, será que tem alguma técnica que ajuda a dormir bem, daquele jeito que a gente acorda descansado e animado?

Nesta leitura, você vai descobrir que sim, inclusive, a partir de uma contextualização baseada em informações confiáveis e dados de órgãos da saúde. Confira!

Por que é importante saber como dormir melhor?

mulher dormindo

A importância do sono é extrema no bem-estar humano. Ou seja, da mesma forma que a alimentação e esportes, ela é fundamental para uma vida saudável.

A explicação científica tem a ver com o impacto que gera nos órgãos e sistemas do corpo.

Isso quer dizer que não dormir bem uma ou algumas noites pode trazer efeitos como sonolência e mau-humor. Porém, no longo prazo, os resultados são assustadores!

Entenda mais sobre isso nos tópicos a seguir.

Quais as consequências de não dormir bem?

O sono tem papel estrutural no organismo, por isso, a falta dele pode causar consequências graves, especialmente, no longo prazo. Entre elas:

  • Dificuldade de coordenação;
  • Sonolência e irritação;
  • Problemas na memória;
  • Sintomas depressivos;
  • Aumento do risco de doenças crônicas;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Aumento de peso e perda da qualidade de vida;
  • Diminuição da líbido e fertilidade.

O problema é que nem sempre é fácil observar as causas da privação do sono, podendo ser voluntária (sem motivações), forçada (por quaisquer motivos) ou por efeito de doenças.

Qual é o tempo ideal de sono?

Conforme publicação da National Geographic, existem algumas recomendações sobre o tempo ideal de sono em cada idade. Veja qual a indicação para você:

  • 0 a 3 meses: 14 a 17 horas;
  • 4 a 11 meses: 12 a 16 horas;
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas;
  • 3 a 4 anos: 10 a 13 horas;
  • 6 a 12 anos: 9 a 12 horas;
  • 13 a 18 anos: 8 a 10 horas;
  • 18 aos 60 anos: 7 horas ou mais;
  • 61 a 64 anos: entre 7 e 9 horas;
  • Acima de 65 anos: cerca de 7 ou 8 horas.

Essas afirmações foram baseadas em dados de empresas oficiais, como a Organização Mundial da Saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, entre outros.

Como calcular o ciclo do sono?

O ciclo do sono é um ciclo natural que tem sido cada vez mais estudado pelos especialistas, a fim de entender os movimentos cerebrais durante o descanso.

Resumidamente, cada etapa do sono dura 90 minutos, sendo divididas entre:

  • Sono leve;
  • Sono profundo;
  • Sono REM (Rapid Eye Movement).

Todas são importantes, no entanto, vale a pena saber que:

  • No sono profundo que há a recuperação física do corpo e reparo dos tecidos;
  • E no sono REM acontece a consolidação da memória, aprendizado e emoções.

Isso explica porque é necessário dormir na quantidade recomendada no tópico anterior, respeitando a idade de cada pessoa e o desenvolvimento do organismo.

O que fazer para melhorar o sono?

capa blog como dormir melhor

Após essa introdução, com todo o contexto sobre a importância de dormir melhor, chegou a parte prática deste conteúdo. Abaixo, veja como melhorar o sono com mudanças simples!

1 - Pratique algum esporte

A prática de atividades físicas e esportes é recomendada por muitos motivos e um deles tem relação com o sono. Por isso, o hábito tem que estar na sua rotina.

Nesse sentido, a recomendação é realizá-las no período da manhã ou tarde, dando um tempo até o momento de dormir e evitando aquela sensação de euforia.

2 - Evite bebidas cafeinadas

Do mesmo jeito que os exercícios físicos podem causar euforia e atrapalhar o sono, também deve-se evitar a cafeína muito próximo à hora de dormir.

O ideal é consumir com até 3 horas de antecedência, seja o cafezinho da tarde ou outros produtos, como chá-mate, chá-preto, refrigerante e energético.

3 - Mantenha uma rotina

A ideia da rotina diária é bastante interessante porque ela estipula os mesmos horários - ou próximos - para realizar ações, entre elas, arrumar a cama, dormir e acordar.

Assim, reforça a ideia de que está na hora de descansar. Nessa hora, vale a pena aplicar a higiene do sono, evitando luzes e apoiando-se em tecidos confortáveis e frescos.

4 - Cuidado com os cochilos

Até os 5 anos, as crianças podem dormir tranquilamente durante o dia de modo que, geralmente, isso não vai impactar no sono da noite.

Porém, após essa idade, o jogo muda. Assim, vale a pena se atentar a esse detalhe para descobrir se há alguma influência entre os sonos diurnos e noturnos.

5 - Evite telas e luzes

As tecnologias dos smartphones e outros eletrônicos estão entre os principais vilões desse problema de saúde. O motivo é o excesso no uso de telas e luzes antes de dormir.

Os estímulos luminosos durante a noite e até mesmo quando as pessoas já estão na cama prejudica a atuação dos hormônios, como a melatonina, responsável pelo sono.

6 - Prepare o ambiente

A ambientação do espaço é outro dos pontos na melhora do sono. Ele precisa ser adequado à este momento, desde o uso de enxovais e móveis apropriados.

O ideal é ter um lugar calmo, silencioso e livre de estímulos internos. Da mesma forma, opte por roupas de cama que incentivam uma noite tranquila.

7 - Invista em um enxoval macio

Sociedade Brasileira de Psicologia fez um trabalho bem legal ao mencionar o uso da cama na realidade atual, pensando no quarto para dormir e/ou trabalhar.

Desse modo, a recomendação é entender que este é um móvel fundamental no descanso, ligando corpo e mente.

Sendo assim, montar uma cama de hotel em casa é uma ótima sugestão visando noites de sono melhores. E, inclusive, a escolha do enxoval tem importância nisso.

Onde comprar os melhores jogos de cama?

mulher na cama

Pensando em dormir melhor, a última dica é ter roupas de cama confortáveis, macias e que não irritem a pele, por exemplo. Isso vale para lençóis, travesseiros, edredons, entre outros.

Ainda que exista uma grande variação de marcas e lojas online, é preciso entender que cada detalhe desse produto importa, tais quais: malha, tecido, gramatura e qualidade!

Acima, vimos que uma noite de sono ruim pode gerar muitas consequências graves, ao passo que esse cuidado na compra do enxoval faz diferença para dormir melhor.

O Feirão de Toalhas comercializa várias marcas e todas são de altíssima qualidade. Isso permite a escolha de produtos com a certeza de que estará fazendo uma boa compra!

Agora que sabe como dormir melhor, o próximo passo é visitar a loja Feirão de Toalhas!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.